Cada vez mais cresce a preocupação de empresas de diversos segmentos em relação a saúde e segurança no trabalho de seus colaboradores, principalmente entre aquelas que lidam diariamente com materiais e operações que oferecem grandes riscos.
Apesar disso, ainda é comum se deparar com algumas que não possuam um gerenciamento de segurança bem estruturado e dentro das leis por não saberem como isso pode ser aplicado dentro das necessidades e realidade do negócio.
É importante ressaltar que quando falamos sobre segurança do trabalho e a saúde do trabalhador, devemos ir além do que as normas previstas na CLT (Consolidação das Leis trabalhistas), nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e também nas Normas Regulamentadoras dizem.
É preciso criar uma espécie de sistema e boas práticas para garantir que tudo saia nos conformes e sua empresa não corra nenhum risco de sofrer com uma sanção por descumprimento das leis.
Neste blogpost, preparamos uma espécie de guia para te ajudar a entender como você pode começar a implementar iniciativas de segurança e como conseguir aprovação executiva para iniciá-las.
Confira conosco.
Implementação da OHSAS
Uma das melhores formas de aperfeiçoar o seu programa de segurança e saúde e ainda garantir vantagem competitiva no mercado é implementando a OHSAS 18001.
Essa norma internacional é uma avançada ferramenta que fornece orientações e diretrizes sobre o que a sua empresa precisa implantar e avaliar em relação aos processos de segurança e saúde do trabalho no dia a dia.
E como isso impacta?
- Diretamente no faturamento. Ao implementar a OHSAS a sua empresa consegue:
- Reduzir o índice de acidentes do trabalho, perigos e paradas de trabalho, através da sistematização das atividades da empresa;
- Diminuir o número de doenças ocupacionais;
- Evitar passivos trabalhistas e ações judiciais;
- Melhorar na imagem da empresa pois trabalhará com uma certificação internacional;
- Aumentar o desempenho em geral da equipe;
- Mais facilidade para organizar e controlar os relatórios de análises de acidentes e incidentes;
- Mais segurança para os profissionais da área;
- Atualização e aperfeiçoamento constante dos profissionais de saúde e segurança do trabalho.
Nomeie embaixadores da segurança e saúde na empresa.
Você não precisa fazer tudo sozinho! Compartilhe funções e responsabilidades com outros colaboradores e comece a criar uma cultura organizacional sobre o assunto.
A maioria das vezes em que ocorre um acidente, a origem dele remete a um comportamento ou ação identificável e que poderia ser sanada antes de provocar o acidente. Ao nomear embaixadores da segurança e saúde no trabalho, você fará com que eles se sintam mais responsáveis e atentos com sua própria segurança e com a dos seus colegas de trabalho também.
Esse movimento fará com que todos os colaboradores atuem no controle e minimização de riscos no ambiente. Isso facilitará a fiscalização sem que você ou a gestão da empresa precisem investir mais tempo e dinheiro no processo.
Não foque só em números, mas em pessoas.
Basear o seu argumento de defesa sobre melhorias ou então na criação do sistema de segurança e saúde no trabalho em apenas números e estatísticas pode ser bem persuasivo para conseguir a atenção da diretoria, mas não o suficiente para conseguir a aprovação.
Mostre como as suas ideias para o programa fará com que a equipe da empresa se sinta mais valorizada e que a gestão está tão preocupada com o bem-estar deles que estão dispostos a investir em novas estratégias.
Essa é uma forma perfeita de você conseguir conquistar a mente, coração e o bolso dos executivos e conseguir uma aprovação para o programa.
Analise o quanto os acidentes custam ou podem custar a empresa.
Como um bom profissional de segurança do trabalho, você sabe o quanto acidentes de trabalho podem impactar em diversos aspectos da empresa. Desde dificuldades no operacional até indenizações.
Despesas médicas, atrasos de produção, horas extra e outras despesas que os acidentes de trabalho geram acabam por diminuir significativamente os lucros da empresa.
Levante todos esses dados e veja em quais pontos o programa de segurança e saúde que você deseja criar pode ajudar a diminuir esses custos.
Agora se você deseja convencer os seus gestores de que vale a pena melhorar o sistema de prevenção de acidentes, mostre a eles em uma apresentação como irá funcionar e o que a empresa pode ganhar com isso.
Ao construir um programa de segurança e saúde no trabalho ou propor melhorias para aprimorá-lo e buscar a aprovação da diretoria é importante pensar na seguinte questão: ninguém irá investir tempo e principalmente dinheiro, em algo que é apenas um esboço ou então superficial demais.
Procure estruturar o sistema da forma mais completa possível e elucidar todos seus impactos e benefícios que ele proporcionará a empresa, só assim você conseguirá convencer as pessoas certas sobre a importância do assunto.
Gostou desse conteúdo sobre o que você pode fazer para obter aprovação para saúde e segurança no trabalho na sua empresa? Conte para nós nos comentários.
Ah! E não se esqueça de comentar o que mais gostaria de ver por aqui!
Um grande abraço e até breve!